We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Água Pedra

by Valério

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $5 USD  or more

     

1.
Antes 02:00
a música não é do bar não é da casa de show não é da rádio nem da tv a música vem de longe de longe entre tudo profundo em tudo no fundo antes
2.
Deserto 04:35
tão perto quão perto? deserto em direção tão perto não sobe sal e chuva nuvem seca surge busca onde não está
3.
vamos vestir as calças seguir sãos o sol aguarda é longa estrada vamos vestir as calças seguir em direção o sol aguarda é longa estrada
4.
Vento 02:45
vento serra mar vida que vai voltar
5.
Fincada 02:52
Valério: guitarra Zé Barrichello: charango Rodrigo A Hara: baixo Esdras Oliveira: bateria
6.
Marfim 04:40
se não por mim então haja disposição então que seja assim nada há de esperar se não marfim então haja disposição então melhor assim nada há de esperar
7.
o fim pelo começo mesmo endereço eternidade vive em toda essa estrada persegue noite e dia resiliente insiste viver essa morada revive e bebe água não venha me dizer que cê vai perder a hora te espero na esquina
8.
Iluminação 03:31
9.
Antídoto 03:17
destrua esse conceito apenas navegar inclua nesse plano também o céu e o ar açúcar cobre nave joelho couve-flor charango tá com gripe kalimba antídoto
10.
silêncio cala quando qualquer sentido fala silêncio fala quando qualquer sentido salta barulho senhor silêncio fala quando qualquer sentido cala silêncio cala quando qualquer sentido estrala silêncio cala quando sentido fala silêncio fala quando qualquer sentido salta barulho senhor

about

VALÉRIO - Água Pedra

Antes (valrio.bandcamp.com/track/antes) da nave aterrissar e abrir suas comportas, dá pra ver que Valério não chega sozinho. Junto dele estão emissários siderais para confirmar que a música veio de longe: “Não é da rádio, nem da TV”. E os ecos dessa viagem expandida vão integrar toda a jornada terrena que se abrirá a quem tiver ouvidos para ver. Com formas e padrões circulares, os sons trazidos do além-cosmos parecem dizer que a natureza se repete e persiste, sendo ela mesma resiliência - feito água em pedra.

Natural também que a mensagem de Valério dessa vez seja canalizada em uma voz usada como instrumento. Um canto intuitivo que é mais arranjo do que ferramenta da canção, e vem contagiado pela pureza da kalimba, sua leal escudeira. É ela mesma que inaugura o festim, com um frescor capaz de borrifar água no Deserto (valrio.bandcamp.com/track/deserto). Se a nave desceu onde antes se comia poeira, aos poucos começamos a avistar, aqui e ali, pequenos lagos coloridos.

A kalimba aquática já tinha se infiltrado antes na guitarra de Valério, que segue guia dessa nova temporada, e cada vez mais destemida em sua face percussiva. Como se da embarcação tivesse saltado junto um novo instrumento-criatura, feito do encontro guitarra-kalimba, com notas naturais que não se incomodam de estar bem coladas umas às outras. Em uma trilha solar, a guitarra voa e vai ser preciso Vestir as calças (valrio.bandcamp.com/track/vestir-as-cal-as) para tomar não o rumo que o mundo pede, mas aquele que o Sol aponta. E o Sol sabe fazer festa.

Quando a celebração pega embalo no Vento (valrio.bandcamp.com/track/vento), subimos de vez ao encontro dos rios e ritmos do Norte, com Fincada (valrio.bandcamp.com/track/fincada), Antídoto (valrio.bandcamp.com/track/ant-doto) (atraindo o Erê que acompanha Valério), e Barulho senhor (valrio.bandcamp.com/track/barulho-senhor). Então, temos um baile inventado em cima de pedras quentes e arredondadas que não machucam os pés de quem dança sobre elas com passos suspensos, coletivos, quase mancos, num pacto de ritual. No caso de precisar tomar um gole d’água ou soprar uma fumaça intergalática, volte algumas casas até Marfim (valrio.bandcamp.com/track/marfim) e recupere o prumo na cadência anuncia uma despedida ainda mais colada ao batuque. Porque a África, afinal, fica logo ali do outro lado.

Onde começa e onde termina o som pouco importa quando a música é ancestral, esférica, trazendo para perto símbolos, como a serpente que morde a própria cauda no mantra-macumba O fim pelo começo (valrio.bandcamp.com/track/o-fim-pelo-come-o). E quando alguém acha que a poeira levantada finalmente baixou, a nave volta a rugir porque já é hora de decolar. Mas não sem antes sublimar de vez os tambores e o baile todo em Iluminação (valrio.bandcamp.com/track/ilumina-o), num suingue que acende e apaga ao mesmo tempo. Como diriam os emissários, é preciso saber piscar o olho certo para a sombra. Câmbio.


Maria Lutterbach

credits

released November 9, 2017

Gravado em fevereiro de 2016 no Estúdio Family Mob por Jean Dolabella, Bruno Lafaza e Marcelo Ariente Mckoy e em janeiro de 2017 na Fábrica de Cultura do Capão Redondo por José Antonio Auz.

Gravações adicionais por Gustavo Potumati no Estúdio Flecha Diamante, Ivan Silva no Estúdio Batucada Fantástica e Zé Barrichello e Valério no Estúdio Casa do Zé.

Mixado e editado por Gustavo Potumati ao longo de 2016 e 2017 e masterizado por Tiago Frugoli em outubro de 2017.

Desenho da capa por Luís Alexandre Lobot.
Projeto gráfico por Acauã Novais.
Produzido por Valério.

1. Antes - Valério: voz; Zé Barrichello: piano.
2. Deserto - Valério: kalimba e voz; Zé Barrichello: charango, flauta e backing vocal; Rodrigo A Hara: baixo; Esdras Oliveira: bateria; Marco Nalesso: sintetizador.
3. Vestir as calças - Valério: guitarra e voz; Zé Barrichello: guitarra; Rodrigo A Hara: baixo; Esdras Oliveira: bateria; Marco Nalesso: cowbell; Bjanka Vijunas: voz.
4. Vento - Valério: guitarra, vozes e percussão; Zé Barrichello: charango; Rodrigo A Hara: baixo; Esdras Oliveira: bateria; Marco Nalesso: sintetizador.
5. Fincada - Valério: guitarra; Zé Barrichello: charango; Rodrigo A Hara: baixo; Esdras Oliveira: bateria.
6. Marfim - Valério: guitarra, baixo e vozes; Zé Barrichello: guitarra; Esdras Oliveira: bateria; Marco Nalesso: cowbell, piano e chocalho.
7. O fim pelo começo - Valério: guitarra, sintetizador e vozes; Zé Barrichello: charango; Rodrigo A Hara: baixo; Esdras Oliveira: bateria; Marco Nalesso: darbuka.
8. Iluminação - Valério: kalimba; Zé Barrichello: guitarra; Esdras Oliveira: bateria; Marco Nalesso: pandeiro.
9. Antídoto - Valério: kalimba e voz; Zé Barrichello: charango; Rodrigo A Hara: baixo; Marco Nalesso: teclado.
10. Barulho senhor - Valério: guitarra e voz; Zé Barrichello: charango e backing vocals; Rodrigo A Hara: baixo; Esdras Oliveira: bateria.

Dsm 031

license

all rights reserved

tags

about

Valério SP, Brazil

Hi! I'm an independent artist from Guarulhos, Brazil. Since 2016, I've released two studio albums and a live EP, as well as a couple of singles. Throughout my career, I have dedicated myself to deep and sincere research of sounds and popular rhythms from the African continent, and I also have been developing my work with kalimba both as a musician and as an art educator. ... more

contact / help

Contact Valério

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Valério, you may also like: